14/11/2013

A arte do K-POP




                                                  Postagem por   Laís Queiroz


O Termo K-Pop (Korean Pop) surgiu nos anos 90 e é o significado, em inglês, para as músicas que vêm da Coreia do Sul, especificamente. Já que a Coréia do Norte não tem muito dessa cultura pop musical. E se você pensa que são aquelas músicas orientais de tradições milenares, está levemente enganado! O K-Pop conta com a mistura de vários ritmos como o R&B, Rock e Pop Bubblegum (mistura de pop e Soul, como eram os Jackson 5)
Consiste basicamente em músicas dançantes, clipes cheios de coreografias e artistas com um visual super produzido. É estranho ver como eles parecem a personificação dos populares animes (desenhos animados): de cabelos coloridos, homens de rostos afeminados, roupas cheias de pra quê isso… Mas enfim, aqui pelo Brasil a galera gosta muito!
MBLAQ - Smoky Girl 
Fandom é uma palavra de origem inglesa, sendo uma abreviação para Fan Kingdom (Reino de Fãs), termo usado para determinar um conjunto de fãs, podendo ser de um programa de televisão, artista ou grupo musical. Ao redor do mundo, os fandoms determinam que as pessoas dentro de seu mesmo grupo são seus verdadeiros amigos, e entre suas atividades preferidas está a criação de estórias fictícias de seus ídolos, as quais são publicadas na internet, comumente conhecidas como fanfics.

Na Coreia do Sul, a definição da palavra não é muito diferenciada, pois quando uma pessoa entra para o fã-clube de um cantor ou grupo ela oficialmente faz parte de uma espécie de família, onde seus integrantes se encontrarão para discutir e trocar informações sobre seus ídolos, além de procurar comparecer à qualquer evento de promoção do artista, desde concertos solo até participação em programas de variedades.
Os fandoms são muito bem organizados! Todos os integrantes se propõem a aprender/decorar osfanchants das canções (para não cantar a canção inteira, e na percepção deles atrapalhar a apresentação, os fãs gritam o nome dos integrantes do grupo, assim como palavras-chaves da letra,isso não funciona no Brasil); enviam presentes; arrecadam dinheiro e fazem doações à caridade em nome dos grupos; e principalmente divulgam o trabalho deles pelo mundo, tudo isso para mostrar apoio, carinho e amor pelo trabalho dos ídolos. Os próprios artistas são encarregados de criar um nome para seu fandom, sendo que isso não acontece somente na Coreia.

Agora que falamos de tudo que envolve os i mundo dos fandoms de K-Pop, vamos conhecer um pouco sobre alguns fãs clubes, juntamente sobre suas cores e algumas curiosidades que envolvem cada um dos fandoms.

:: Cassiopeia ::

Impossível falar de fandom sem mencionar “Cassiopeia“. Reconhecido internacionalmente, o fandom entrou para o livro dos recordes como o maior “fã clube” do mundo, com mais de 900.000 integrantes oficiais.
O nome do fandom vem da constelação Cassiopeia, que consiste em cinco estrelas principais, o mesmo número de integrantes que TVXQ ou DBSK debutou.

Cor oficial = vermelho pérola


   :: E.L.F :: 

E.L.F é o segundo maior fandom da Coreia. A palavra é uma acrônomo de “Ever Lasting Friends” (algo como “amigos para sempre”). E.L.F também é conhecido como um dos fandoms mais influentes e participativos do K-pop. Apesar do apoio quase sempre incondicional ao Super Junior e da incrível organização, o fandom já esteve envolvido em diversas polêmicas, como no triste episódio passado da recusa dos integrantes Henry e Zhou Mi, que foram hostilizados por um longo tempo pelos fãs que recusavam-se a aceitar “15″ ao invés dos 13 integrantes originais, além das famosas brigas com o fandom SONE (fã clube de SNSD), embora os dois artistas sejam da mesma empresa. No geral, os E.L.F têm um bom relacionamento com todos os fandom (excluindo SONE) e são muito respeitados no mundo K-pop.

Cor oficial = azul safira

:: Black Jack ::

Um dos maiores fandoms entre idols groups, os Black Jack também constam entre os mais importantes do K-Pop. O nome vem de um jogo de palavras com a pronúncia do nome do grupo 2NE1 (pronuncia-se “Twenty One”)e um jogo de cartas ; no jogo “Black Jack”, 21 é a maior combinação possível de cartas. Assim como os V.I.P, que dividem a mesma gravadora, os Black Jack são tidos como fãs contidos e sem grandes histórios de problemas com outros fandom, especialmente por dedicarem-se por inteiro ao girl group 2NE1.

Cor oficial : Preto/Rosa Escuro

Atualmente a novidade que está enlouquecendo os (as) kpoppers do Brasil é que  o   grupo  sul coreano Nu'est virá  ao Brasil.  Confira abaixo : 

O grupo sul-coreano NU’EST desembarcará pela primeira vez no Brasil, no final do ano. O quinteto fará única apresentação em Curitiba, no Paraná Clube, no dia 15 de dezembro. O show será a primeira etapa do Circuito K-pop no Brasil, projeto idealizado pela produtora Mix Jukebox, que levará shows de diferentes artistas coreanos para diferentes capitais do Brasil.
Com um estilo definido como “electropop”, o NU’EST já lançou quatro EPs de estúdio na Coreia, com sucessos como “Face” e “Hello”. Logo que a banda fez sua estreia nos palcos coreanos, o público brasileiro, que acompanha assiduamente o mundo do entretenimento coreano pela internet, mostrou grande interesse pelos rapazes. Além do Brasil, o NU’EST tem conquistado grande popularidade entre os jovens de vários lugares do mundo, e já se apresentou em países como Tailândia, Austrália, Estados Unidos, Cingapura, Malásia, Japão e Turquia.
A apresentação em Curitiba conta com o apoio do Consulado Honorário da República da Coreia. Além do show, o NU’EST e sua gravadora, a Pledis Entertainment, promoverão outras atividades na capital paranaense, que serão divulgadas em breve.