07/11/2013

Literatura - Arte das palavras

POSTAGEM DE DÉBORA COSTA





Literatura é a arte de compor escritos artísticos, em prosa ou em verso, de acordo com princípios teóricos e práticos, o exercício dessa arte ou da eloquência e poesia.  A arte literária se caracteriza como a arte da palavra, como forma da expressão do pensamento. É concebida com a arte da palavra, materializada pela
expressão do pensamento do artista seguindo as vivências relativas a cada época, a cada momento.
Quando se fala de literatura, existe sempre um nome associado a cada um dos livros a que nos referimos o nome do escritor responsável pela sua criação. Este, para além de nós leitores tem o papel mais importante, nesta troca de Saber, pois ele tem o dom de conseguir através de uma aparente facilidade na ordenação de palavras, transportar-nos para outros mundos, épocas e até mesmo ensinar-nos acerca de temas que não aprendemos na escola.
O caminho que a literatura percorre é o que o artista (escritor) sente, escolhe e através da manipulação das palavras, a escrita capta a realidade através dos sentimentos, exploração fonética, semântica, sintáticas e síntese.  
Tal como a música, a pintura e a dança são consideradas uma arte, a literatura também o é, isto porque proporciona ao leitor, através de um conjunto de experiências que são vividas pelo leitor, a criação de novas experiências sem que aja a necessidade física de experimentá-la e enfrentar.
Em suma, uma obra literária é o resultado das relações humanas entre o escritor, público e sociedade, o artista recria então um texto que, posteriormente pode ser lido de forma livre, este tendo prazer no que escreve, amplia sua habilidade na leitura e no texto. Há poemas que nós guardamos com carinho, há romances que nem sequer foram vendidos, como também há peças de teatro esquecidas já pelo tempo ou até mesmo aquele livro que não nos indicam, mas que nós gostamos de ler, isto e muito mais, é a Literatura.

"O homem que escreve sobre si mesmo e sobre o seu próprio tempo é aquele que escreve sobre todas as pessoas e todos os tempos."

"Arte Literária é mimese (imitação); é a arte que imita pela palavra." - Aristóteles

"Escrever é esquecer. A literatura é a maneira mais agradável de ignorar a vida. A música embala, as artes visuais animam, as artes vivas (como a dança e a arte de representar) entretêm. A primeira, porém, afasta-se da vida por fazer dela um sono; as segundas, contudo, não se afastam da vida - umas porque usam de fórmulas visíveis e portanto vitais, outras porque vivem da mesma vida humana. 
Não é o caso da literatura. Essa simula a vida. Um romance é uma história do que nunca foi e um drama é um romance dado sem narrativa. Um poema é a expressão de ideias ou de sentimentos em linguagem que ninguém emprega, pois que ninguém fala em verso”- Fernando Pessoa

fontes:  literaturaearte.blogspot.com
 http://www.brasilescola.com/literatura/a-arte-literaria.htm
 www.ruadireita.com/literatura/info/literatura-e-uma-arte/
 pt.wikipedia.org/wiki/Literatura‎